Estratégia Competitiva


Estratégia Competitiva

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 409 p. ISBN 9788535215267.

 Sinopse

“Estratégia competitiva” transformou a teoria, a prática e o ensino da estratégia em todo o mundo. A análise de Porter da indústria captura a complexidade da competição na indústria com base em cinco forças subjacentes. Ele introduz uma das mais importantes ferramentas competitivas já desenvolvidas – as três estratégias genéricas – custo mais baixo, diferenciação e foco, que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico. O autor demonstra como a vantagem competitiva pode ser definida em termos de custo relativo e preços relativos, integrando-a, desse modo, diretamente à lucratividade. Além disso, ele apresenta uma nova perspectiva em relação a como o lucro é criado e dividido. As ideias apresentadas neste livro baseiam-se nos fundamentos subjacentes à competição, independente das especificidades relacionadas à forma como as empresas competem.

 Sobre o Autor

Porter, Michael
Michael E. Porter, uma das principais autoridades do mundo em estratégia competitiva e competitividade internacional, é professor de gestão empresarial na cátedra C. Roland Christensen, da Harvard Business School, e atua como assessor de chefes de Estado, governadores, prefeitos e CEOs, em todo o mundo.

 Comentários

Neste livro Porter apresenta as 5 forças competitivas que regem as relações industriais: Poder de negociação dos fornecedores; Poder de negociação dos compradores; Ameaça de novos entrantes potenciais; Ameaça de produtos substitutos e Concorrentes de mercado. Apresenta também as 3 estratégias genéricas base: Liderança em custos totais; Diferenciação e Enfoque. Um banquete sobre estratégias e diferenciação.